Outro dia me perguntaram o que significa, como é o estilo de um mangá/anime Ecchi, foi quando percebi quem nem todos, principalmente os que estão começando agora na área de animes e mangás, conhecem estes termos bastantes usados pelos grandes fãs de anime e mangá no geral.
Então decidi postar aqui alguns termos mais usados para facilitar o entendimento de quem ainda tem dúvidas;
Os termos abordados neste tópico são: Yuri, Yaoi, Shoujo, Shounen, Mecha, Ecchi e Hentai
Clique abaixo para continuar lendo
Yuri e Shoujo -Ai
Hoje com a difusão do mangá e do anime pelo mundo nao é dificil encontrar material para ambos os sexos nas bancas partindo do shoujo ao shonen, do infantil ao henta, a realidade hoje é totalmente diferente e jamais poderia ser imaginada no passado quando para encontrar o mangá da sua série preferida, no meu caso tinha que ir até a liberdade ou encomendar por um preço bem salgado, porém com a chegada da santa net.com a realização cada vez mais frequente de eventos de grande e pequeno porte em todo o mundo, com o interesse cada vez maior de editoras nao precisamos esforço nenhum hoje para comprarmos o nosso mangá de cada dia.

Outro fator é a imagem dos mangas e animes onde já nao sao mais vistos somente como historias de pura violencia ou de conteudo infantil, assim já entrando no assunto o yuri também ganhou seu espaço, tendo como leitores nao somente por homossexuais no caso lésbicas, essa é uma das mais importantes funçoes dos mangás e animes com um apelo social,essas publicaçoes ajudam a interar o público que curte a historia, que se identifica com as personagens tanto pela opçao sexual tanto por somente admira-los. No Japao meninas que amam meninas sao muito frequentesa em anime s e mangás, e além do mais nao sao historias presentes só em um estilo como o yaoi que fica restrito ao shonen, o yuri se torna muito mais frequente assim se torna mais comum que o yaoi em historias. Isso claro incluindo séries onde o relacionamento é uma simples sugestao dando margem a imaginaçao do leitor, por exemplo no caso da série Noir ou Sakura Card Captors, onde temos como exemplo sakura e tomoyo, até mesmo em casos onde já existe uma exposiçao maior e mais clara da relaçao entre as personagens caso de Rosa Gigante , Maria sama ga Miteru e Strawberry Panic.

Outra marca do yuri é que nao esta limitada ao genero ou a idade dos consumidore; mais sim pela percepçao do público. Dentro das situaçoes yuri existe uma questao a ser tratada o AKOGARE (adoraçao), dando como exemplo mais uma vez tomoyo que tem um sentimento quase de adoraçao em relaçao a sakura, mais comum em material shoujo-ai.
O significado da palavra Yuri significa lírio, e passou a ser associada na cultura dos animes e mangás ao lesbianismo ou amor entre mulheres, o termo yuri está relacionado ao lesbianismo,ou mundo das lesbianas, já faz muito tempo,sendo consagrado quando o redator de uma revista voltada ao público homossexual dos anos 1970,denominou as lesbianas japonesas de yurizoker(tribo do lírio).
A Criadora
A pioneira na representaçao dos relacionamentos entre mulheres no japao, bem antes do sucesso nods mangás,foi Yoshia Nobuko(1896-1973), autora das chamadas "Hana mogotari".
Ela escrevia contos e romances que apareciam em publicaçoes femininas e que geralmente apresentavamhistórias onde estudantes de colégios internos femininos,colégios ocidentalizados que lembravam muito as de Maria sama ga Miteru,por isso mesmo,há quem defenda que Nobuka ajudou a construir a estética do shoujo mangá.
Relacionamentos que não são somente de conteúdo sexual, mas também de amizade e o amadurecimento de meninas que se tornam mulheres através do convivio e aprendizado com outras mulheres tambem eram alvos de discussaõ.
Pelo que me parece nao existem publicaçoes de Yoshia Nobuko em portugues e dificilmente em ingles,devido a posiçao q ue adotara em relaçao a ocupaçao norte americana em seu pais e confrontando intteresses de tamanho poder de certa forma foi levada ao esquecimento.
Para finalizar quero faalr sobre o preconceito que afeta a disseminaçao dessa forma válida e legitima de modos de vida e amor entre mulheres que simplesmente desejam ser felizes ao lado de suas companheiras.Pelo que me parece para muitas fã,existe um receio de que se estiver lendo um yaoi nada ira interferir em sua sexualidade,enquanto o yuri eo shoujo-ai,sim.
Esse pensamento é erroneo pois ali se deve prestar atençao na história,nas personagens e no universo ali apresentado. E é claro e evidente que muitas leitoras usam essas historias para se refugiar e ali viverem aquilo que nao podem ou nao conseguem fazer na vida real, e também nao é o objetivo das histórias em um mundo onde voce encontre e seja o que desejar, o mesmo ocorre se aqui eu descrever o porque do meu intenso apresso pelo shonen,porque ali eu vejo as personagens voando e lutando em batalhas, onde seres poderosos que podem fazer o que querem, o mesmo ocorre no universo yuri/yaoi,dentro do meu entendimento,outra coisa que influi nessa negativa ao yuri é a ligaçao que se faz com o hentai um material encontrado de modo muito facil na internet, "e quero deixar uma coisa bem clara aqui nao tenho nada contra o hentai mitopelo contrario tenho muitinteresse em histórias hentai desde minha adolescencia e nem preciso dizer o porque né".
entao indpendentemente do motivo que lhe leve a ler ou assistir uma serie yuri,seja por identificaçao ou curiosidade, o faça sem receio com o uqe irao pensar ou dizer , o importante é que voce aproveite a história e absorva o que ali esta sendo transmitido e divirta-se.
Yaoi
Yaoi um estilo de anime diferente ?
Os mangás/animes Yaoi, são focados em relacionamentos homossexuais entre homens, criados por mulheres para o publico feminino.
Esse termo Yaoi foi criado por garotas que faziam fanzines, porém o estilo de mangá já existia antes da criação do termo YA-O-I, expressão essa que não surgira dentro das revistas shoujo, mas sim em feiras de doujinshis(fanzine). A mais importante dessas feiras começou em 1975 é a COMIC MARKET.
O surgimento das primeiras historias yaoi,foi em meados dos anos 80, e eram uma forma de parodia de personagens de series com forte cunho masculino como cavaleiros do zodíaco, dragon ball z, os alvos preferidos erma aquelas personagens, (aquelas porque quando se fala em personagem deve se tratar no gênero feminino mesmo sendo homens pq não sei pesquisem), voltando aqueles caras musculosos corajosos que só queriam saber de descer a porrada nos vilões e deixavam as mocinhas apaixonadas comendo poeira, e que eram capazes de qualquer coisa pelo amigo querido ate mesmo dar lhes a vida sem pestanejar.
Porém entendo que o yaoi mais belo e puro é aquele que retrata o relacionamento que vai além do sexo, que dá mais espaço a questões sentimentais, amor, amizade

Na época o yaoi enfrentou muita resistência mangas foram quase vetados por serem considerados muito apelativos, porém temos que levar em consideração o país em que isso aconteceu o Japão um dos paises com a cultura mais rígida e patriarcal que existe, que não viam com bons olhos dois mocinhos dividindo a cama e não somente para dormir.
Então porque com tantas barreiras o estilo se tornou um sucesso? Existem fatores determinantes para isso um deles é a beleza dos rapazes, com uma aparência andrógina,por exemplo o Shun o cavaleiro de Andrômeda e o cavaleiro de ouro Afrodite de Peixes, também esse nome né, uma beleza que transcende as noções masculino/feminino, o que da flexibilidade ao personagem por não estarem de certa forma presos ao comportamento masculino de costume.
Essa característica não é exclusiva do mangá e anime ela esta enraizada na cultura japonesa, onde a beleza esta relacionada a delicadeza, em material shounen temos também exemplos conhecidos nossos o kurama de Yuyu Hakusho,e Leiga o Rei Karla de Shurato que se vocês repararem bem atrás do shakti dele tem o símbolo do gênero feminino ou o Shiryu de Dragão Cavaleiros do Zodíaco e Trunk de Dragon Ball Z
,porém não se deve ligar a beleza andrógina somente a personagens com sugestão homoerotica.
Quando se trata de shoujo,o ideal de beleza das personagens é levada ao mais extremo possível pois a androgenia atrai os japoneses a muito tempo. O intuito de muitos autores (a) é o de criar homens que em nada lembram o modo masculino de ser, rapazes que sabem aprecias a beleza e viver o amor de forma intensa e verdadeira, um modo que ultrapassa o modo macho de ver as mulheres e é isso que torna o shoujo tão atraente ao publico feminino. Uma outra característica do yaoi é a presença a definição de papeis dos sujeitos onde existe o UKE do verbo ukeru (receber) e o SEME do verbo semeru (atacar), pois em um yaoi padrão existe o seme com características físicas mais imponentes como a altura, força e determinação que toma às vezes a força o uke, que por sua vez é menores delicados, submissos e mais sentimentais e apaixonados.
Por isso reparem sempre haverá diferenças físicas nos casais, mas o papel de uke e seme, dependendo da autora pode ser modificado durante a historia. Outra característica é a que eu entendo como a mais crucial, em que sabemos que tal idealização de não existe em relações homoerotica reais, o ponto é que esses relacionamentos yaoi são idealizados por mulheres que simplesmente passam para o papel o que elas desejavam que acontecesse em suas vidas, ou seja, o modo homossexual que impera no yaoi não é o real, por isso os gays japoneses não se identificam com o yaoi e isso explica o porque, as idealizadoras dessas historias são mulheres e heterossexuais e imaginam um mundo gay que nada tem a ver com o real, o que representa o sucesso entre as meninas não somente japonesas mais em todo mundo é isso é um relacionamento yaoi é mais eqüitativo entre homens e mulheres, pois sendo ambos personagens masculinos em uma sociedade como a japonesa eles tem mais liberdade de expressar seus sentimentos o que é difícil de se fazer para as mulheres. Ou seja, de forma direta essas historias se tornaria uma representação dissimulada de relacionamentos heterossexuais ou lesbianos que são o sonho de qualquer japonesa, onde rege a igualdade dos gêneros.
Yaoi versus "Sociedade"
No Brasil assim como em todo o Ocidente a legião de fãs de mangá/anime nao para de crescer, e no caso do yaoi/Bl (boy's love que provavelmente vira a subs

Shoujo
.jpg)
Na maioria das vezes, um shoujo se foca nos sentimentos que as personagens sentem no ao longo do desenrolar da história, como Lovely Complex que diga se de passagem é muito interessante com dois protagonistas engraçados, a Sakura Card Captors com a linda historia de sakura e shaoran , outras obras que eu posso citar são guerreiras magicas , corrector yui , tenchi muyo, el razard, eu gosto muito das obras do CLAMP particularmente tocam bem fundo o coraçao do leitor pela intensidade da história.Os animes Shoujo focam em sentimentos e seus traços são bastante detalhados.
Shounen

Onde se retrata a honra moral e orgulho, e é essa talvez a maior mensagem passada diferente do que os tolos olhos de pessoas desentendidas vêem, que imaginam que shonen é apenas luta e sangue. Que ao contrario do que muitos pensam não é um estilo só para os machistas que querem ver sangue também temos o shonen ai que retratam relações que são leves ou insinuadas, às vezes apenas passionais, e geralmente não há retratação do ato sexual .
Que quando assistem naruto apenas enxerga ninjas se cortando e digladiando quando na verdade o que esta sendo passado é sim um dever de busca em nome da amizade e da busca da realização de um sonho, no caso de se tornar o mais poderoso (hokage) não para destruir e invadir ,mais sim para proteger seus amigos,essa a lição a visão do shonen quantos não formaram seu modo de ser e agir espelhados nessa mensagem.
Mecha
.png)
Resumindo os animes Mechas são geralmente estilo Shonen , mais a sua unica diferença é que ele tem Robôs para fazer combates , enquanto o Shonen é mais luta de personagens ( pessoas mesmo ).
Ecchi
.jpg)
Os animes Ecchi também tem um grande forte quando o assunto é humor , geralmente esse estilo de anime contem cenas de comédia , romance e um pouco de cenas explicitas !
A animes Ecchi que são pesados e leves , um exemplo de anime Ecchi leve é Love Hina agora um anime que já é mais pesado é Ikkitousen !
Hentai
Hentai (変態) é uma palavra japonesa para desenhos de teor pornográfico. Nos países ocidentais, o termo é usado para se referir em especial à pornografia nos estilos japoneses de desenho ou animação .
No Oriente, a palavra hentai significa metamorfose, pornografia ou perversão sexual; nunca é usado para referir a atividade sexual "normal", nem qualquer entretenimento de sexo explícito (vale lembrar que as palavras têm impacto diferente, se uma japonesa chama um amigo de hentai, é equivalente a tarado, ou pervertido, sem uma conotação suja e doentia). Os termos 18-kin (18禁, literalmente "18-proibido"), que significa "proibido a menores de 18 anos", e seijin manga (成人漫画, "manga para adultos" ) são usados pelos japoneses nesse sentido.
A maioria dos hentais compartilha algumas características em comum. O estilo de desenho pode ter variações como nos mangás não-pornográficos, mas é quase universal que os pêlos pubianos não são desenhados, o que acaba dando uma aparência mais jovem às personagens. Geralmente, dá-se preferência a personagens jovens. Também é comum que se retratem fetiches típicos dos japoneses, como o bukkake (ejaculação no rosto) e mulheres com partes do corpo de animais, geralmente gatos, conhecidas como nekomimi.
Mesmo trabalhos não-pornográficos de anime e mangá retratam situações adultas e nudez leve, mesmo em obras voltadas ao público infantil (como em Sailor Moon. O hentai pode ser dividido em vários gêneros, de acordo com a temática das relações exploradas na obra. Muitos fãs têm o seu gênero favorito, e alguns tipos de hentai podem ser considerados mais pervertidos do que outros.
Geralmente, usam-se palavras japonesas para denominar os tipos de hentai:
- Kemono (Animais)(no ocidente também conhecido como Yiff ou furry)
- Futanari (Hermafroditas)
- Loli-con (Meninas jovens)
- Shota-con (Meninos jovens)
- Yaoi (Gays)
- Yuri (Lésbicas)
- Guro (Violência, esquartejamento)
Fonte: Animeofdown e Wikipedia
Um comentário:
gostei muito da materia e eu me interessei pelo anime ecchi
poderia dar mais nomes de animes desse genero?
Postar um comentário